Blog do Eurogarden

Visite nosso Blog

capa Blog do Eurogarden
O Eurogarden

IFPR abre licitação para construir campus ao lado do Eurogarden

3 minutos de leitura

Em breve, Maringá vai ganhar sua primeira Instituição Federal de Educação, comprovando sua vocação de polo educacional. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu licitação para a escolha da(s) empresa(s) para execução das obras de construção do seu campus no novo Centro Cívico, ao lado do Eurogarden. Araucária, Cambé, Cianorte e Toledo também receberão novos campi.

A área do campus do IFPR em Maringá é de 52.259,91 m². A licitação prevê a construção de bloco didático, bloco administrativo, guarita, restaurante estudantil e uma quadra esportiva coberta. O valor estimado da obra é de R$13.637.940,23. Também haverá investimento de cerca de R$ 10.000.000,00 em equipamentos e mobiliários.

Além de representar mais uma oportunidade de acesso a cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, o novo campus ajudará no desenvolvimento do próprio Eurogarden. A previsão é de que, no prazo de 10 a 20 anos, o bairro atinja de 3 milhões de metros quadrados de obras e população de 60 mil pessoas.

Quando atingir plena capacidade de atendimento, o IFPR atenderá 3.200 alunos e contará com cerca de 250 servidores, entre técnicos e professores. Os investimentos, salários dos colaboradores e gastos dos estudantes, sejam de Maringá ou de outras regiões, impulsionarão a demanda por bens e serviços da região. Boa parte desse consumo será direcionado ao comércio local, bares, restaurantes, aluguel de imóveis, combustíveis, entre outros.

Eurogarden: polo de geração de negócios

O impacto econômico com a instalação do campus será um atrativo a mais para impulsionar o desenvolvimento regional, com reflexos diretos no Eurogarden Maringá. As torres residenciais vão abrigar estudantes, professores e técnicos, enquanto as comerciais terão escritórios voltados à crescente demanda de serviços gerada tanto pelos órgãos públicos do Centro Cívico quanto pelos próprios moradores da região.

O Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, José Barbosa Dias Junior, explica que os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

De acordo com a demanda apresentada pela comunidade nas audiências públicas, a oferta de cursos no campus de Maringá poderá incluir áreas como Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia e Produção Industrial, por exemplo.

Para José Barbosa, a chegada do Instituto Federal do Paraná em Maringá transforma em realidade o acesso à educação de qualidade a milhares de jovens e contribui com a formação técnica e científica de alto nível, fortalecendo o ecossistema educacional.

O site do Ministério da Educação informa que “o objetivo da nova expansão é aumentar a oferta de vagas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos. A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, o que gera emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, serão indutoras de desenvolvimento local e regional”.    

Este site usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Whatsapp Eurogarden - Atendimento
Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
Política de Privacidade e Termos de serviço .